Project

RESEARCH

MEEMO: Manter, expandir e explorar a plataforma MONICET de observação de cetáceos. Uma oportunidade para a ciência, as políticas públicas e as empresas

  • Team: Island Aquatic Ecology
  • Type: PO2020
  • Category:Regional Research Project
  • 2019 to 2021
WEBPAGE

Summary

O projeto tem dois objetivos principais.

O primeiro é aumentar a relevância da plataforma MONICET para a investigação científica na ecologia de cetáceos e como uma ferramenta de monitorização para a tomada de decisão. Isto será conseguido desenvolvendo ferramentas matemáticas para analisar as tendências temporais da ocorrência de cetáceos nos Açores em relação com variáveis oceanográficas, atmosféricas e antropogénicas, incluindo a avaliação da escala temporal que maximiza o respetivo efeito.

O segundo é aumentar a participação das companhias no MONICET pela adição de valor a esta plataforma colaborativa. Isto será conseguido combinando tecnologia avançada e serviços de valor acrescentado. A infraestrutura tecnológica será reconstruída com base nos padrões mais elevados de compatibilidade com desenvolvimento futuros, numa base de código aberto. Uma aplicação móvel facilitará a recolha de dados e providenciará uma ligação com redes sociais, de modo que os clientes possam partilhar as suas experiências. O módulo de foto-identificação será simplificado e dotado de uma interface colaborativa. Finalmente, uma API possibilitará que as companhias desenvolvam as suas próprias aplicações, usando a base de dados para disponibilizar serviços aos seus clientes.

Funding Institution

PO2020.

Partners

Team:

Marc Fernández Morrón (MF), PhD, Grupo de Biodiversidade dos Açores e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.
Arianna Cecchetti (AC), MSc, Grupo de Biodiversidade dos Açores e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.
João Pedro Barreiros (JPB), PhD, Grupo de Biodiversidade dos Açores e Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente.
Luís Miguel Duarte Barcelos (LB), MSc, Grupo de Biodiversidade dos Açores e Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente.
José Eduardo Toste (JT), Grupo de Biodiversidade dos Açores e Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente.
Albrecht Gnauck, PhD, is Professor Emeritus for Ecosystems and Environmental Informatics at Brandenburg University of Technology (BTU), Germany.
José Manuel Hidalgo Roldán, PhD, is senior scientist in fisheries science at the Balearic Islands Oceanographic Centre, Spanish Institute of Oceanography.



Team