Publications

RESEARCH

Plano para recolha de informação e controle das espécies de térmitas subterrâneas nas ilhas Terceira (Lajes) e Faial (Horta)

Borges, P.A.V., Duarte, S., Guerreiro, O., Garcia, F. & Nunes, L. (2016). Plano para recolha de informação e controle das espécies de Térmitas Subterrâneas nas ilhas Terceira (Lajes) e Faial (Horta). Universidade dos Açores, Dep. de Ciências e Engenharia do Ambiente, Angra do Heroísmo, 13 pp.

  • Team:
  • Category:
  • Nov, 2016

Summary

São conhecidas duas espécies de térmitas subterrâneas nos Açores, a térmita-subterrânea-europeia, Reticulitermes grassei conhecida da cidade da Horta e a térmita-subterrânea-americana Reticulitermes flavipes no Bairro Americano na cidade da Praia da Vitória. Recentemente foi localizada uma nova ocorrência da espécie Reticulitermes flavipes na Caldeira das Lajes, Praia da Vitória. O esforço realizado neste projecto permitiu que se tenha atingido dois sucessos assinaláveis: i) a identificação de uma casa isolada na Caldeira das Lajes na ilha Terceira com a presença da térmita Reticulitermes flavipes; ii) após a instalação de 100 armadilhas de terra na cidade da Horta, foi possível detectar térmitas em 11 armadilhas, e ao final de sete meses constatar a quase eliminação da actividade nessas 11 armadilhas.

Recomendações: a) Deve efectuar-se a eliminação da população de térmita Reticulitermes flavipes na Caldeira das Lajes (Praia da Vitória) o que implica um processo de planeamento meticuloso já que existem matas de exóticas a rodear a habitação em causa; b) A monitorização das 100 armadilhas instaladas na cidade da Horta deve continuar a realizar-se mensalmente nos próximos meses; c) Deve ser mantida a monitorização na cidade da Horta durante o periodo de 2017-2020 com periodicidade que passará a semestral nos anos 2018-2020.; d) Sugere-se igualmente a instalação de mais armadilhas noutras zonas da cidade da Horta para investigar a possível existência de térmitas subterrâneas.