Publications

RESEARCH

Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores

Gabriel, R. & Borges, P.A.V. (Auth.) (2019) Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores. Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo. 480 pp. ISBN:978-989-8225-63-4.

  • Team:
  • Category:
  • Dec, 2019

Summary

Os ecossistemas dos Açores são únicos, abrigando milhares de espécies terrestres de fungos, líquenes, plantas e animais (cerca de 6164 na última listagem; Borges et al., 2010). Cerca de 460 dessas espécies são endémicas do arquipélago, ou seja, evoluíram nos Açores e são encontradas exclusivamente neste arquipélago, fazendo parte do nosso património natural.

Este guia é o primeiro de uma série de Guias de Campo que o “Instituto Açoriano da Cultura” nos pediu para editar. Os dois primeiros volumes são sobre a Fauna e Flora dos Açores.

Este guia descreve em detalhe 201 espécies de animais, incluindo 108 espécies de artrópodes (principalmente aranhas e insectos), 32 espécies de moluscos e 61 espécies de vertebrados, incluindo 50 de aves. A maioria das espécies ou subespécies é endémica do arquipélago (113), mas algumas são nativas não endémicas (67) ou introduzidas (21). Para além das 201 fichas detalhadas, são apresentadas 95 fotografias adicionais, ilustrando algumas outras espécies comuns nos Açores. É impossível cobrir em pormenor toda a biodiversidade animal açoriana e os leitores podem também contar com o AZORESBIOPORTAL (http://azoresbioportal.uac.pt/) como recurso complementar deste livro.

Em cada uma das 201 fichas de espécies são fornecidas informações sobre diferentes tópicos, nomeadamente os nomes comuns das espécies, o seu estado de colonização (endémica, nativa, introduzida), a sua distribuição no arquipélago, alguns caracteres morfológicos, os principais habitats onde a espécie ocorre, a sua biologia, o estatuto de conservação da IUCN e, finalmente, algumas pistas sobre como encontrar as espécies na natureza. Também é fornecida pelo menos uma foto por espécie.

Para cada espécie indica-se o habitat principal e outros onde pode ocorrer, incluindo os habitats mais comuns dos Açores, tanto nativos como antropogénicos, nomeadamente, habitats costeiros (áreas costeiras húmidas e alguns habitats modificados), áreas urbanas (jardins e parques urbanos), pomares, pastagens (pastagens intensivas, semi-naturais e prados naturais de altitude), florestas exóticas (Cryptomeria japonica, Eucalyptus spp., Acacia spp., Pinus spp., Pittosporum undulatum), habitats de água doce (lagoas, ribeiras, turfeiras), ambiente subterrâneo (grutas vulcânicas, algares e MSS) e, finalmente, a floresta nativa em todos suas formas.

Este livro foi escrito para apoiar a rápida identificação de um grupo de espécies animais endémicas e nativas dos Açores, tanto pelo público em geral, como por especialistas. Este é o primeiro guia de campo de bolso sobre a fauna dos Açores, podendo ser utilizado por todos os que gostam da natureza, tanto açorianos como turistas.

Gostaríamos de agradecer aos 19 autores das fichas de espécies, bem como aos 21 fotógrafos, pelo seu contributo e empenho na execução deste livro.