In memoriam - Jane Goodall 1934/2025
- October 3rd, 2025
- General News
- Print Article
Ao longo da história da humanidade, há nomes que se tornam imortais. Florence Nightingale, Mandela, Beethoven, Einstein, Marie Curie, Garcia Márquez, Callas e tantos outros que, pela obra que fizeram, pela partilha de vida, pelos exemplos motivacionais, pela excelência, pela generosidade marcaram épocas, gerações e deram inspiração a inúmeras outras vidas perdurando pelo tempo.
Jane Goodall estará, sem dúvida, neste leque de pessoas. A sua caminhada de décadas, começando como jovem secretária do conceituado paleo-antropólogo Queniano/Britânico Louis Leakey, em 1950, deu a todos nós uma nova percepção da humanidade, da evolução, da etologia e especialmente, da primatologia para patamares que nunca tinham sido estudados antes. Jane Goodall dedicou a sua vida ao estudo dos comportamentos – muito humanos – dos chimpanzés de Gombe, na Tanzânia, e transmitiu-nos tudo isso ao longo de décadas contribuindo, decisivamente, para que entendamos melhor, muito melhor, o que são, como evoluíram e como nós próprios nos assemelhamos a esses nossos “primos” não tão distantes. Paralelamente, Jane Goodall foi sempre uma voz activa e eficaz na criação de uma consciência global cada vez mais ampla de conservação, de respeito e de preservação de outras espécies e de habitats.
Como cientistas, mas, também, como seres humanos, todos nós beneficiamos do seu legado. Saibamos ser dignos do mesmo e continuar a passar a sua mensagem e o seu saber às mais jovens gerações.
JPB