MEDIA

“Estudo de implementação de medidas de combate à mosca-do-Mediterrâneo em Cabo Verde e na Macaronésia"

Decorrerá no dia 9/9 na sede da FRUTER, pelas 20 h, na ilha Terceira, a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido na Ilha de S. Jorge, do projeto intitulado “Estudo de implementação de medidas de combate à mosca-do-Mediterrâneo em Cabo Verde e na Macaronésia, com o acrónimo CABMEDMAC".

Está ainda prevista a realização de três ensaios de dispersão no campo com moscas esterilizadas produzidas na Biofábrica da Madeira, um em S. Jorge (8/9) e dois na ilha Terceira (11/9 e 12/9).

Este projeto apoiado pela iniciativa MAC (MAC/3/A163) conta com a liderança da Universidade dos Açores representada pelo Centro de Investigação e Tecnologias Agrárias dos Açores (CITAA), do Departamento de Ciências Agrárias e envolve técnicos do Serviço de Desenvolvimento Agrário de S. Jorge e da Terceira e conta ainda com a participação dos seus parceiros: Universidade de La Laguna, Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária Biológica (DSBi) da Madeira, Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIDA) de Cabo Verde e de dois consultores científicos pertencentes ao Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL) e ao Imperial College de Londres. Além dos referidos parceiros, este projeto conta igualmente com o envolvimento da FRUTER e da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural. No arquipélago dos Açores, na Ilha Terceira e na Ilha de S. Jorge este projeto está a desenvolver-se desde 2009 e terminará em Setembro do corrente ano. Está ainda a ser desenvolvido pelos outros parceiros nas Canárias (na Ilha de Tenerife) e no Arquipélago da Madeira (na Ilha da Madeira) e em Cabo Verde (na Ilha de Santiago).

É um projeto de cooperação entre Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde destinado a contribuir para o maior conhecimento das moscas da fruta, na Macaronésia Para atingir este objetivo têm sido desenvolvidos trabalhos de investigação aplicada em diversas vertentes e pretende-se, agora, com esta atividade, através de ensaios de dispersão, avaliar da possibilidade de usos de machos esterilizados através da implementação técnica SIT, nos Açores, nomeadamente na Ilha Terceira e na Ilha de S. Jorge.