MEDIA

Dia da Ecologia (“ECOLOGY DAY”) - TERCEIRA 2018 - INVASORAS.PT – Açores

Na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, celebra-se o Dia da Ecologia (“Ecology Day”), com o objetivo de dar maior visibilidade à ciência ecológica, em todo o país e na Europa. Nos Açores, iremos promover uma manhã de identificação e georreferenciação de espécies de plantas invasoras, de modo a alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as espécies invasoras e estimular a participação da comunidade na conservação da natureza.

Os ecossistemas terrestes dos Açores, que são a base da vida e do bem-estar dos seus habitantes, incluem espécies que só existem nestas ilhas, as chamadas espécies endémicas, outras espécies que também alcançaram o arquipélago pelos seus próprios meios, mas que existem noutros locais, as chamadas espécies nativas,  e muitas outras espécies, que ao longo do tempo foram sendo trazidas para o arquipélago pela população, acidental ou propositadamente, por exemplo para servir de alimento, permitir a construção de móveis ou pasta de papel, embelezar os jardins, ou proteger as culturas agrícolas, as chamadas espécies exóticas. Algumas destas espécies exóticas – estima-se que cerca de 10% – tornam-se, por razões ainda hoje não totalmente conhecidas, espécies invasoras, crescendo e multiplicando-se de tal forma, que põem em risco a sobrevivência das espécies nativas e endémicas. Há muitas espécies de plantas que têm comportamentos invasores nos Açores, alterando a estrutura dos ecossistemas indígenas e levando à sua simplificação e extinção (pelo menos local) de algumas espécies de flora e fauna endémicas. De facto, no Top 100 das espécies consideradas mais preocupantes na Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias), 83 são plantas!

Independentemente da sua beleza, e dos sentimentos positivos que lhes estão muitas vezes associados, as espécies de plantas exóticas invasoras necessitam de ser geridas. E para que a gestão seja eficaz e eficiente é necessário que as espécies sejam conhecidas de todos e que a sua distribuição nas ilhas esteja bem referenciada.

No próximo dia 14 de Setembro, o Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) vai mais uma vez coordenar a identificação e o mapeamento de espécies invasoras na Ilha Terceira, desta vez na Mata do Estado (Terra Chã). O ponto de encontro é na entrada da Universidade dos Açores, (Rua Capitão João d'Ávila, Pico da Urze), pelas 09h45, onde será dada uma breve explicação da actividade e de onde se seguirá para a Mata do Estado. A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia junto da Eng.ª Enésima Mendonça (e-mail: enesima.fe.mendonca@uac.pt; telf. 295 402 200 [ext. 3247].

Não é necessário ter experiência prévia de identificação de plantas, apenas vontade de aprender e colaborar com o Grupo da Biodiversidade dos Açores no conhecimento das espécies invasoras da Região. Os resultados obtidos serão disponibilizados no site “INVASORAS.PT” e no “Portal da Biodiversidade dos Açores”, e serão úteis para o seu controle. Os interessados poderão, depois deste treino, inscrever-se no site “INVASORAS.PT”, e colaborar de forma mais permanente com este Projecto.

Em Portugal o Dia da Ecologia (“Ecology Day”) está a ser dinamizado pela SPECO-Sociedade Portuguesa de Ecologia (http://www.speco.pt). O projecto INVASORAS.PT – Açores é uma iniciativa do Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) (http://gba.uac.pt) desde 2015, em colaboração com o projecto Invasoras.pt (http://invasoras.pt).