Doutorando do GBA vence 10ª Edição do FameLab.pt
- May 14th, 2019
- Biodiversity
- Print Article
O doutorando do Grupo da Biodiversidade dos Açores, Rui Carvalho, foi o vencedor da décima edição do concurso FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação científica.
Os 12 finalistas nacionais fizeram as suas apresentações no dia 28 de Abril, tanto para o público presente na Universidade Católica do Porto, como para os visionadores da emissão streaming no Facebook da British Council Portugal, um dos promotores do evento.
A sua comunicação, entitulada "Aranhas: vilãs ou vítimas?" , aborda como a cultura de medo e desconfiança gera acções injustas com estes animais, e propõe que deixemos o conhecimento e a curiosidade mudar a percepção que temos deste grupo.
Link para o vídeo da apresentação na final:
https://www.facebook.com/BritishCouncilPortugal/videos/352653221897038/
Este percurso começou com a vitória no concurso "FalaCiência? - Comunicar ciência nos Açores", com apuramento directo para a semi-final do FameLab, que teve lugar em Lisboa no dia 6 de Abril, e que tornou a ganhar. Os 12 finalistas frequentaram uma Masterclass em comunicação com o apresentador, locutor e consultor de espetáculos de ciência Matthew Tosh. Com o apoio deste experiente profissional, aperfeiçoaram tanto a criação dos conteúdos da comunicação, como técnicas de comunicação verbal e linguagem corporal. A formação, vocacionada quer para a comunicação direta com o público, quer para comunicação através da imprensa, resultou em notórias melhorias nas prestações de todos os participantes.
O Rui Carvalho irá agora representar Portugal na Final Internacional do FameLab, a decorrer em Cheltenham, Reino Unido, nos dias 5 e 6 de Junho. Nesse evento irão concorrer representantes de aproximadamente 30 países.
A mensagem levada pelo concorrente ao FameLab baseou-se num projeto de divulgação de ciência, criado pela dupla Rui Carvalho/ Andreia Albernaz Valente e de nome "Já devias ter idade para deixar de ter medo de aranhas". Apresentado pela primeira vez no Congresso SciCom de 2018, os autores defendem que podemos superar a repulsa por aranhas, dando ferramentas para transformar esse medo numa curiosidade saudável.
No dia 26 de Maio os autores estarão no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo com uma peça dirigida a famílias denominada "Teias de imaginação".