MEDIA

Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

17/10/2019. Texto adaptado por Marta Daniela Santos do comunicado internacional da IUCN. 

Na imagem: Órix-de-cimitarra (Oryx dammah). Podia encontrar-se no norte de África, mas a espécie foi classificada pela Lista Vermelha da IUCN como extinta na natureza desde 2000. Foto: Brent Huffman / UltimateUngulate.

União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) emitiu um apelo urgente para aumentar as medidas de conservação, em resposta à escalada da crise da biodiversidade. Este apelo é emitido em nome dos mais de 300 especialistas presentes no 4º Encontro de Líderes da Comissão de Sobrevivência de Espécies – entre os quais Paulo BorgesAntónio Onofre Soares e Dinarte Teixeira, do Grupo de Biodiversidade dos Açores do cE3c -, que teve lugar entre 6 e 9 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Este apelo – cujo texto integral pode ser lido aqui – é dirigido aos governos mundiais, agências internacionais e ao sector privado, de forma a até 2030 travar o declínio das espécies e prevenir as extinções causadas pela atividade humana, de forma direta ou indireta. Este documento apela também ao melhoramento do estado de conservação das espécies ameaçadas, de forma a recuperar o seu estatuto de conservação até 2050.

Paulo Borges e Dinarte Teixeira, do Grupo de Biodiversidade dos Açores do cE3c, marcaram presença neste Encontro em representação do Grupo de Especialistas Mid-Atlantic Island Invertebrates – que foi neste Encontro distinguido com o Prémio Chair’s Citation of Excellence pela Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, como noticiámos aqui. António Onofre Soares marcou presença neste Encontro em representação do SSC Ladybird Specialist Group.

A Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN é a maior rede mundial de especialistas em conservação de espécies, com mais de 9000 membros – entre os quais vários investigadores do cE3c.

https://www.iucn.org/news/species-survival-commission/201910/iucn-calls-halt-species-decline-2030