Projeto europeu H2020 MaCoBioS com coordenação científica nacional de cientista do GBA-cE3c
- May 11th, 2020
- Projects
- Print Article
O projeto “MaCoBioS – Marine Coastal Ecosystems Biodiversity and Services in a Changing World”, aprovado para financiamento no valor de 6,9 milhões de euros pelo programa europeu H2020, terá início a 1 de junho de 2020.
O consórcio de parceiros é liderado pela Universidade de Portsmouth (Reino Unido), contando com 16 entidades (universidades, fundações, centros de investigação, organizações internacionais e empresas) sediadas em 11 países diferentes. A Fundação Gaspar Frutuoso será o parceiro nacional do MaCoBioS, com acesso a financiamento de 350 mil euros, sendo a equipa científica portuguesa liderada pelo investigador do GBA-cE3c, Artur Gil.
O objetivo estratégico do projeto é a proposta de metodologias, estratégias e políticas visando assegurar o mapeamento, gestão e conservação eficientes e integrados dos ecossistemas costeiros/marinhos europeus e dos serviços por si prestados, de modo a incrementar a sua resiliência face às alterações climáticas em curso. A equipa da FGF/cE3c-UAc será a principal responsável pelas tarefas de elaboração, avaliação e validação de cartografia digital necessárias ao desenvolvimento do projeto, durante toda a sua extensão (4 anos). Terá ainda um papel fundamental nas tarefas de mapeamento, caracterização e avaliação dos serviços prestados pelos ecossistemas costeiros/marinhos alvos de caso de estudo no projeto, localizados em diferentes regiões biogeográficas.
Ao abrigo deste projecto serão abertas entre Junho de 2020 e Maio de 2024 duas bolsas de investigação de pós-doutoramento (de 1 e 3 anos, respectivamente), duas bolsas de doutoramento (ambas de 4 anos) e uma bolsa de mestrado (de 18 meses).