O projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de biopesticidas menos tóxicos e mais eficazes para o tratamento de cultivos e assim permitir o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. É composto por três objetivos específicos:
1) Estudo, seleção, colheita e cultivo dos recursos botânicos da Macaronésia para obter biopesticidas mais potentes, seletivos e ecológicos;
2) Extração, enriquecimento e otimização de extratos vegetais mais eficazes e seletivos que respeitem o meio ambiente e permitam sua obtenção em escala industrial;
3) Avaliação in vitro como in vivo dos extratos gerados e sua potencial aplicação em campo, para inclusão em planos abrangentes de controle de pragas.
Articles in SCI Journals already published within the project:
Feder, Interreg Mac 2014-2020 (85%), DRCT (15%).
Leader entity: Universidade de La Laguna Canarias. España.
Other entities: Cabildo de Tenerife .Canarias. España; Cabildo Insular de Gran Canaria /Jardín Botánico Canario Viera e Clavijo. Canarias. España; Universidade da Madeira. Madeira. Portugal; Universidade dos Açores. Azores. Portugal, Fundação Gaspar Frutuoso. Azores. Portugal; Participantes de Terceros Países del Programa (Cabo Verde, Senegal, Mauritania) & Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrario. Cabo Verde.
Project Leader: Isabel Lopez Bazzochi, Universidade de La Laguna.
Project team from Azores: Nelson Simões, Maria João Trota, José Silvino Rosa, Maria Luisa Oliveira & Duarte Toubarro.